"POIVRE NOIR" a bem traduzido "PIMENTA PRETA"


Dou como aberto este blog onde procuro relatar todos os episódios, os bons e os maus, e abrir a "alma" acerca desta aventura INOV CONTACTO C12. Que se espera uma grande oportunidade a nível pessoal e profissional.
Adicionei umas musiquinhas do meu gosto pessoal para acompanhar as longas e secantes leituras!! Espero que não se torne irritante... :)



segunda-feira, 15 de setembro de 2008

15 Julho, Les Commandos Percu

15 de Julho, 22h15, Jardin Raymond VI, Toulouse:

"FFFFFFFFFFZZZZZZZZZZZZZZZZ.....PPPPPAAAAHHHHHH!"

As pupílas retraem, a adrenalina é bombeada para o sangue, o estado é de alerta, emoção e surpresa, reagindo instintivamente à luz e ao som do inesperado rebentar de fogo de artifício, que interrompe o silêncio e a bruma da noite, a uns míseros 10 metros à minha frente. Sobem para o palco 4 indíviduos de fato de macaco e máscaras protectoras, que desatam a destruir à tacada um campanário de vários sinos, acto destrutivo e ao mesmo tempo ritmado de forma a produzir música, sempre em coordenação com o rebentar da polvora de mais pirotecnia.

É desta forma surpreendente que os "Les Commandos Percu", chamam a atenção do seu público, e abrem o seu espectáculo "Très méchant(s)". Um grupo de música(?), pirotecnia(?), percursão(?), espectáculo de rua(?), de origens em Toulouse, que fazem alternar ritmo, movimento, fogo e luz, da percursão e pirotecnia de uma forma sincronizada e harmoniosa. Dando uso a instrumentos inéditos: bidons, pratos metálicos (polvilhados de polvora), berbequins, lança chamas...etc. Também o risco e o perigo estão presentes ajudando ao estado de espírito, visto que tudo isto se passa em palco a poucos metros do público. Público que não era muito, apenas algumas centenas de privilegiados que se deslocaram aos Jardins Raymond VI.

O resultado é um espectáculo jubilante, intenso, único, supreendente, grandioso, temoroso, arriscado, harmonioso, intimista, excitante, estrondoso, assutador...enfim...espectacular!

Sem dúvida um grande espactáculo de pirotecnia percursiva, como auto-denominam o seu estilo.

Les Commandos Percu, se alguma vez ouvirem este nome, não hesitem, vale a pena!

Este foi o espectáculo de abertura do festival "Toulouse d'été", festival de diversidade de estéticas musicais: da música clássica à música sinfónica, das músicas do mundo ao jazz, passando pelo rock e as suas novas tendências, o circo contempôraneo ou os espectáculos de rua. Realiza-se todos os anos em Toulouse pelos meses de verão.

Foi esta a minha primeira incursão cultural em Toulouse, e começou de que maneira! A máquina fotográfica ficou em casa, mas neste post, tentei ser o máximo descritivo possível pela escrita, de um espectáculo que ficará na memória.

Para a quem ficou interessado, podem espreitar este "tube":

1 comentário:

Dinis disse...

rockstar!
budapeste como e?