Momento Wikipédia!
A "Bastilha" foi uma fortificação originalmente concebida apenas como um portal de entrada ao bairro de Saint-Antoine, em Paris. Mas ficou realmente conhecida por ter sido uma prisão, assim funcionando desde o início do século XVII até o final do século XVIII.
Ficou famosa por ter sido o palco do evento histórico conhecido como a Queda da Bastilha, em 14 de Julho de 1789, sendo um acontecimentos que dispontou o início da Revolução Francesa.
Nesse dia, a Bastilha foi alvo de uma invasão pelo povo de Paris, dispontada porque um jornalista, Camille Desmoulins, espalhou pelas ruas que as tropas reais francesas estavam prestes a desencadear uma repressão sangrenta sobre o povo de Paris. Com o objectivo de se armar para se proteger, uma massa humana insurge sobre a Bastilha, um dos pontos de armazenamento bélico da realeza.
Durante o assédio, os guardas, descontrolaram-se, disparando na multidão. Indignado, o povo reunido na praça em frente partiu para o assalto. Posteriormente a massa incendiou e destruiu a Bastilha.
A data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente. É popularmente chamada de "Dia da Bastilha", apesar de na França denominarem-na "Fête Nationale" (A Festa Nacional).
Depois deste apontamente histórico, há então que aproveitar um feriado a uma segunda-feira:
Foi um dia bem banhado de sol:
Durante a tarde houve regatas no Garonne
E danças, mas que danças, na Grand Rond. Até dava gosto de ver o pessoal ao dançar ao ritmo de Jazz intenso.
Album do dia:TOULOUSE@14-07-2008
Estas e outras fotos em: http://picasaweb.google.com/pepper.diogo
Sem comentários:
Enviar um comentário